top of page

Atendimento

Trabalho com a abordagem da Gestalt-terapia, mas sempre com a máxima de Jung em mente: "Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana".

 

Adultos

São diversos os motivos que levam o indivíduo a procurar terapia. Muitas vezes a pessoa precisa de um espaço de escuta para seus problemas e suas questões sem ser julgado e pressionado. E é isso que acontece na sessão de terapia. É ter um local, um momento e uma pessoa (terapeuta) disponível para essa escuta. É um lugar seguro, protegido pelo sigilo profissional e pela ética, em que a pessoa pode falar e expressar seus medos/angústias/dúvidas com a certeza de que seu sofrimento será validado e trabalhado. Algumas pessoas também procuram terapia para o auto conhecimento, sempre muito válido.

Na terapia você pode trabalhar questões como: ansiedade, culpa, depressão, escolhas, dificuldade no(s) relacionamento(s), medos, questões ligadas à autoestima, luto, timidez, psicossomática... enfim, qualquer motivo que esteja causando sofrimento.

 

Pré-natal psicológico

A gestação é uma fase de muita preparação, cuidado e espera. É um momento da vida que pode gerar muita ansiedade, expectativas, planos, medos, dúvidas, além de sentimentos contraditórios. O pré-natal psicológico é um espaço pra acolher tudo isso que tá acontecendo. Também serve pra pensar e se preparar pras mudanças que vêm junto com o novo membro da família.

Além do acolhimento e reflexão das demandas trazidas, também falamos sobre o bebê, casamento, rede de apoio, preparativos e, claro, sobre o tornar-se mãe. 

O objetivo do pré-natal psicológico é dar um spoiler do que vai acontecer, reduzindo o medo do desconhecido e ajudando a lidar com a impotência, medos e inseguranças.

São 6 encontros (podendo variar conforme necessidade). Os encontros são quinzenais e o valor de cada encontro é R$280,00.

 Grupo de mães

Um espaço de acolhimento e troca pra mães. Falamos sobre temas variados da maternidade. Ouvimos, falamos, aprendemos. Afetamos e somos afetadas. Lugar pra lidar com crenças, medos, feridas, julgamentos, pra nos identificar e diferenciar. Pra sair mais. Mais o que? O que encontrar e com o que precisar. Aos sábados, das 9:30 às 11:00. Valor da participação:R$60,00

Janeiro: 13/01/24 Tempo após os filhos.

Fevereiro: 17/02/24 Teorias e práticas - existe maternar certo?

Março: 23/03/24 Julgamento e invisibilidade materna

       

 

Toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história

Hannah Arendt

Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo que esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos; "sem querer".

Freud

A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás e só pode ser vivida olhando-se para frente.

Kierkegaard

Tudo que nos irrita nos outros pode nos levar a um melhor conhecimento de nós mesmos.

Jung

Horários de atendimento:
Seg. à sex: das 12:00 às 18:00

 

Primeira sessão: entrevista inicial para verificar a queixa e necessidade de um processo terapêutico. É, então, feito um contrato terapêutico verbal (um combinado), acordando dia, horário e forma de pagamento das sessões. O pagamento da primeira sessão deve ser feito com antecedência de 12 horas do horário agendado para reservar o horário. Caso não seja feito, o agendamento é cancelado.

Demais sessões: duração de 50 minutos a 1 hora no dia e horário combinados na primeira sessão. 

Mas, afinal, o que é Gestalt-terapia?

Gestalt-terapia é uma abordagem da psicologia. Assim como tem a psicanálise e a cognitivo comportamental (as mais conhecidas), temos a Gestalt-terapia (GT). Cada abordagem tem uma teoria, uma visão de homem e um método.

 

A visão de homem da GT é existencialista (ou seja, considera as possibilidades de escolha) e humanista (referente às potencialidades e necessidades da pessoa).

A GT utiliza-se do método fenomenológico. O método fenomenológico trabalha com o fenômeno, aquilo que aparece. É a maneira como a pessoa percebe um fato, em sua subjetividade. Por isso que psicólogo pergunta tanto “mas o que casa significa pra vc?”. Porque cada pessoa pode ter uma percepção do que é uma casa (além do fato concreto de ser uma casa, ela tem um significado que é individual).

A teoria da Gestalt-terapia bebe de várias fontes. Talvez a mais óbvia (até pelo nome) é a Psicologia da Gestalt. A psicologia da Gestalt estuda a percepção, a forma como vemos e entendemos um objeto depende do ambiente em que ele está. As bases filosóficas são o humanismo, existencialismo, a fenomenologia, holismo e a teoria organísmica. Outras ideias importantes que baseiam a GT vêm da teoria de campo de Kurt Lewin, do psicodrama, Reich e do pensamento oriental (budismo e taoísmo). Parece uma salada doida de filosofia, psicanálise e religião, eu sei, mas funciona! E é linda!

 

Resumindo, a Gestalt-terapia considera o homem como um ser em relação consigo, com o outro e com o mundo. O homem é um todo bio-psico-social-espiritual (não há divisão entre mente e corpo), que afeta e é afetado, acreditando que a pessoa é responsável, capaz de se autorregular (satisfazendo suas necessidades)  e autodeterminar (capaz de escolher). Ela não interpreta, ela investiga. O importante é COMO e PARA QUE, e não os PORQUEs. Foca no aqui-e-agora e tem como objetivo o contato (apreciação das diferenças) e a ampliação de awareness, que é dar-se conta de algo, perceber e compreender como o ser funciona e se relaciona com o mundo, fazendo com que a pessoa se aproprie de sua existência e suas escolhas, podendo, assim, crescer como ser humano.

bottom of page