top of page

Se conselho fosse bom...


... ninguém dava, vendia! Talvez por isso muitas pessoas procurem terapia: com a esperança de conseguir conselhos, soluções e respostas rápidas e fáceis, já que não seria de graça (fazendo valer o ditado). Já ouvi algumas pessoas reclamando que pararam de fazer terapia porque o terapeuta “não respondia nada”, “não ajudava”. Maldita era do imediatismo! E do consumo, em que até conselhos estariam disponíveis pra comprar. A terapia é um trabalho contínuo em que o paciente tem que ser... paciente! Uma questão complicada, um sofrimento ou qualquer outro motivo que fez a pessoa procurar terapia não surgiu de uma hora pra outra. E assim como não surgiu, também não vai desaparecer ou ser resolvida num passe de mágica (ou na primeira sessão).


O problema (frustração) aparece quando a pessoa não tem sua necessidade prontamente atendida. A pessoa tem urgência e precisa da sua solução! E paga por um serviço (terapia) esperando consegui-la. E vai. Mas antes precisa entender que o psicólogo não é um Google ou um oráculo que você pergunta e já existe uma resposta pronta. Cada caso é um caso e, como diziam seus pais, você não é todo mundo. Esperar uma resposta/solução do outro é não se responsabilizar pelas consequências da escolha. É jogar no(s) outro(s) o ônus e o bônus daquilo que acontece em sua vida. De certa forma, também é um jeito de se proteger, afinal, é mais fácil culpar o outro do que a si mesmo quando algo não vai bem ou dá errado.


Fato é que o psicólogo não deve aconselhar nem responder as questões e inquietações do paciente. Não é um mago pra resolver seus problemas nem tem uma bola de cristal ou poderes telepáticos. O terapeuta é um ser humano, como você. É uma pessoa que se coloca disponível pra ouvir e acolher suas questões, dores, problemas, dúvidas. O terapeuta se coloca como um instrumento, um catalizador e até um norteador para que você mesmo chegue aos melhores conselhos, soluções e respostas. E sabe porque eles serão melhores? Porque serão seus. Serão escolhas autônomas, possíveis e coerentes com quem você é ou pode ser naquele momento. É um processo. Pra uns pode ser mais longo do que pra outros, mas todos chegam lá. Quando chegar, vai valer cada centavo! E o único conselho que um psicólogo deve dar é: faça terapia! ;)

Textos
Search By Tags
bottom of page