top of page

Carga materna

Hj cheguei em casa do trabalho e a primeira coisa que vi foi meu filho animado. E a primeira que ouvi foi que ele deu trabalho. Pai cansado em home office e multitasking. E aí, pra minha surpresa vem "vou tomar banho, comer e dormir pq hj tem jogo às 21h30 e eu quero ver" (certeza que ele não vai acordar pra ver)


Parece macho escroto, né? Ou apenas uma pessoa cansada com prioridades (ou mera vontade) sendo simples e direta? 


Fato é que, pra uma mãe, ouvir isso bate num lugar que a gente só percebe que existe quando bate. E eu nem sei adjetivar. Não é culpa, não é insuficiência, não é incompreensão. Talvez solidão? Não sei o que é. Ainda. 


Por mais empático, companheiro, sensível, desconstruído que um homem seja, ele nunca vai entender tudo que passa na nossa cabeça quando ouve coisas assim. Desde um "foda-se" até um "nossa, tadinho", passando por um "eu perguntei 500 vezes se precisava de ajuda" e "porra, que insensível". Podemos encarar tudo como crítica ou ataque. Um perigo! Pq nem sempre é o caso. É só reclamação mesmo.


E acho que é assim que uma mãe vai fazendo tudo correndo, tudo como dá. É um eterno "só mais um pouquinho" e "já tô acabando" parecendo que nosso filho é um fardo que só a gente tem o dever de carregar. E não é. É a gente que quer dar conta, que não quer atrapalhar (muito), que se tira da lista de prioridades facilmente. Eu, por exemplo, ainda não jantei (mesmo tendo chegado em casa faminta), pq precisei ajudar no banho do filho, tomar meu banho e ordenhar leite pra poder liberar (merecidamente) o turno do pai.


Fazer tudo correndo dá erro, sai pela metade.


Hj esqueci "apenas" a chave do consultório em casa. E só vi chegando lá🤦‍♀️Outro dia esqueci o leite ordenhado no consultório e voltei pra buscar quase chorando.


Vcs podem imaginar o que passou pela minha cabeça no caminho de ida e volta. Mas o que ficou decidido na minha conversa comigo mesma foi: preciso parar de fazer tudo correndo, não dá certo. Eu não sou só mãe, o filho não é só meu e quem oferece ajuda está disponível pra tal. Precisamos assumir nossas escolhas e suas consequências. Doa a quem doer. Meu fardinho é pesado (mais de 7kgs), mas não deve ser um peso pra ninguém!

Comentários


Textos
Search By Tags
bottom of page