top of page

Culpa materna

Vamos falar sobre algo muito sério: culpa materna. E os achismos criados pra gerar, influenciar e aumentar essa culpa.


A mãe se culpa pq se acha onipotente. Não somos. Se algo dá errado com o filho, ou não sai como o esperado, com certeza foi a mãe que fez ou deixou de fazer algo pra que aquilo acontecesse. Tsc, tsc, tsc. Que bom seria ter todo esse controle, né? E horrível tb.


Claro que muito do que fazemos influencia, mas falar que causou algo, ainda mais em 2023 em que sabemos que quase tudo é multifatorial, é reducionista, desonesto (consigo e com o outro) e até cruel.


Isso tb acontece pq somos seres humanos que precisam saber o pq de tudo. E hj se encontra ou se inventa o pq de tudo. Seja pra se acalmar, pra vender, pra comprar, pra medicar, pra culpar, pra se achar, pra ter segurança. Não sabemos lidar com o não saber. E, tb, nem sempre sabemos lidar com um saber. Seja ele duvidoso, com sentido ou não.


Recebi um vídeo de um cara (provavelmente um médico, não conheço) falando de uma pesquisa sobre a influência da alimentação da mãe durante a gestação na alimentação futura do filho. Que se vc não come bem, seu filho está condenado a comer mal. Pra quem é autocentrada e tem um velcro com a culpa, essa teoria é ótima! Mas é mentira. Meu filho ama manga, eu nunca comi. Nem grávida nem na vida. Minha mãe comia manga, e eu nunca comi tb.


Pesquisas terão. Várias. Sobre tudo.


Precisamos de atenção pra entender que a maioria delas têm um objetivo. Nem sempre nobre, nem sempre útil, nem sempre com sentido prático. Às vezes, é só pra ter uma resposta pra uma pergunta ao invés de apontar uma solução. Afinal, do que adiantaria uma mãe cujo filho não come nada saber que a culpa é dela por não comer? E agora, ela faz o que se o abençoado já nasceu?


Não somos tão determinados assim. Somos seres em construção. Eu, inclusive, continuo não comendo manga, mas comecei a comer beterraba por causa do meu filho🤷‍♀️ Explica essa, pesquisa!


Lembrando que nem sempre precisamos saber o pq pra lidar ou resolver algo.

Comments


Textos
Search By Tags
bottom of page