Crescer dói
30 de maio de 2023 foi um dos piores dias da minha vida. Duas semanas depois, me peguei perguntando pra minha terapeuta algo que eu sei e que, vira e mexe, os pacientes me perguntam "Pq que tem que ser tão difícil?". Só que ao contrário de mim, ela respondeu "Fernanda, a vida vai quebrando a gente conforme necessidade". Pá!
É horrível pensar que pra crescer, aprender, evoluir a gente vai ter que sofrer. Mas é assim. Crescer dói. Aprender não é fácil.
Claro que no meio do caminho (que parece que nunca vai terminar) a gente se pergunta "mas o que exatamente eu tenho que aprender com isso?". Ou a minha das últimas semanas "Eu não tô entendendo a mensagem". Que merda!!! A gente pode não entender, mas que a gente sente, ô se a gente sente! Como sente! Vai ver é isso que a gente precisa: parar e sentir. Parar de ignorar os sentimentos. Nossas faltas. E a nossa vulnerabilidade.
Quando estamos em fases difíceis a gente se perde, se questiona, fica vulnerável, regride, quer apenas deitar em posição fetal e chorar até tudo acabar e se resolver magicamente. Pq precisa acabar. Sempre acaba. Mesmo parecendo que não. A gente pode até não entender a mensagem, mas não podemos ignorar que recebemos. Que tem algo pra ser olhado e cuidado.
O ser humano precisa fechar ciclos. Responder questionamentos. Resolver pendências. Pq tudo que tá aberto, não resolvido, não olhado, não falado, não percebido, vai acumulando e vamos levando na mochila. Vai pesando. Vai paralisando. E a vida, além de sofrimento é movimento. Dias de luta e dias de glória. E repeat.
A vida nos quebra pq nossa rigidez e nossas certezas impedem nosso crescimento como ser humano. E, dependendo da rigidez, se a gente não entende isso "no amor", só uma britadeira pra dar jeito! Estamos em constante construção. Mudando, nos adaptando, aprendendo, percebendo, ressignificando. Descontruindo pra (re)construir. E repeat.
Σχόλια