top of page

Informação na gestação: perdas e ganho

Hoje parece que toda gestante precisa estudar, conhecer, se informar sobre tudo. E, veja bem, tem curso de tudo mesmo. Só imaginar que já aparece uma propaganda nas redes sociais.


Claro que ter conhecimento é bom, útil, te ajuda a fazer escolhas e avaliar profissionais e serviços. Mas... assim como tudo na vida, precisamos ajustar a dose!


Estudar tudo sobre gestação e maternidade é impossível! Tudo é muita coisa. É como estudar pro vestibular: vc tenta estudar o máximo que dá, mas, no fim, não sabemos quais perguntas teremos que responder, quais conteúdos serão focados ou ignorados na prova, se o que estudamos e sabemos vai ser útil mesmo ( pelo menos naquele momento). Com a gravidez é igual: não sabemos como será. Claro que pras ansiosas e controladoras é uma ótima pedida, traz mais segurança já que a pessoa se sente mais preparada. Só que estamos lidando com uma situação incerta. Vc não sabe quais serão seus desafios, quantos serão e como serão.


Eu comprei um curso sobre gestação parto e puerpério quando nem tava grávida ainda🙈 Nas primeiras semanas de gravidez, lembro de falar na terapia que tava meio culpada por não ter disposição de fazer o curso. E minha terapeuta me perguntou "mas pq vc tem que estudar?" Achei uma afronta, pq pra mim a resposta era óbvia! Pra saber, oras bolas. Mas, confesso, saí da sessão me perguntando pq. E parei de me forçar e culpar por não ver todas as aulas e gabaritar na prova de gestante.


Essa semana vi um vídeo de uma mulher que escolheu não estudar nada, não saber nada, estar aberta à experiência e confiando na médica dela (o que pode ser arriscado, ou não). Acho que todas precisamos de um pouco dessa abertura, pra evitar frustrações.


Enfim, nem 8 nem 80. Precisamos saber o suficiente que faz sentido naquele momento e não desesperar. Antecipar desafios e problemas pode ser bom, mas tb pode não ser🤷‍♀️


Mantrinha pra vida: não temos que dar conta de tudo, saber tudo, escrever um manual da vida com antecedência. Pq a vida acontece. O que acontece com um não acontece com outro, o que funciona com um pode não funcionar com o outro. Algo que deveria ser positivo e útil, pode acabar atrapalhando.

Comentários


Textos
Search By Tags
bottom of page