top of page

O puerpério me ensinou que cada dia é diferente

Ontem meu marido tava conversando com a mãe, e ao ouvir uma daquelas dicas-opiniões (que na verdade são críticas), lançou "não é que cada criança é de um jeito, a mesma criança é diferente cada dia". E é verdade.


O que funciona num dia, não funciona no outro. Num dia a criança de esguela de cólica, no outro dorme o dia todo. Num dia dorme 5 horas à noite, no outro acorda 3 vezes de madrugada. Um dia pega chupeta, no outro cospe longe. Num dia carregar no colo lida com qualquer choro, no outro nada faz o choro parar (a não ser o choro de fome, esse sempre se resolve mamando - e sinto que corremos sempre o risco de diagnosticar errado o choro e começarmos já tão cedo a usar "comida" como solução 🤔).


Enfim, o filho entra na nossa vida pra escancarar nossa fragilidade, nossa incompetência e impotência. Escancara o fato de que planejar e controlar não são sempre possíveis. Mostra que não existe receita infalível nem solução mágica.


Também nos mostra e desenvolve habilidades, demanda criatividade, aflora emoções e muda percepções sobre tudo e todos.  Ressignifica crenças e relações. (Re)constrói modelos. Diminui nossa tolerância com a opinião alheia e é infinita com esse serzinho que caga 10 vezes num dia e parece chorar sem motivo.


Um filho ensina que a gente nunca vai saber tudo e sempre vai estar aprendendo. Que (tentar) ter rotina é importante, mas mais importante mesmo é estar no aqui-e-agora respondendo da melhor forma que podemos no momento com o que temos. Ensina que a gente erra e acerta, que a gente só quer o melhor mas acaba fazendo "só" o possível. E, como diria Thiaguinho "se a gente errar, a gente foi feliz tentando acertar", né?



E, no dia seguinte (que vc nem sabe mais direito quando começa e termina), começa tudo de novo. Igual só que diferente. Afinal,ter filho nos lembra diariamente algo que (muitas vezes) esquecemos quando crescemos: temos a potencialidade de mudar desde que nascemos. E como mudar é necessário! Mesmo que a gente só queira o conforto do previsível.



ความคิดเห็น


Textos
Search By Tags
bottom of page