Solidão materna
Demorei muito pra escrever sobre, pq não sabia como. A solidão materna.
Eu tenho um marido ótimo pai e uma rede de apoio disponível. Mas que, às vezes, falham. Ou dormem. Ou têm suas vidas e urgências pra cuidar.
A solidão materna bate quando vc pede ajuda, às vezes não querendo pedir. Quando vc fala e não é ouvida. Quando vc não é vista e te invadem com demandas que não são suas.
A solidão materna bate quando querem empurrar uma ajuda/informação/opinião que vc não precisa ou quer e quando te deixam na mão quando vc quer ou precisa.
A solidão te faz companhia quando vc tá com sede e a garrafa de água ao seu alcance tá vazia. Ou quando, no meio do dia, bate aquele sono e vc não consegue dormir (acha que nunca mais vai conseguir dormir)
Ela aparece quando vc precisa cuidar do seu filho ainda sentindo as restrições físicas da cesárea. E quando vc precisa resolver algo banal (ou não) e não consegue.
A solidão aparece quando vc tem que acordar a cada 3horas, mesmo com o bebê dormindo ou sem fome, pra esvaziar o peito pra não explodir (e evitar uma mastite).
A solidão bate quando vc assume o turno da madrugada pra deixar o marido dormir e ele, ao invés de dormir, fica no celular. (Aí bate solidão, ódio e vontade de bater no marido). Tb bate quando só vc parece ouvir e acordar com o bebê chorando.
A solidão sorri pra vc quando vc tá no escuro ninando seu filho e não pode fazer mais nada, mesmo estando fazendo tudo. E a solidão ri de vc quando vc tá, pelo que parece ser a milésima vez no dia, lavando mamadeira e extrator de leite.
No fim, só vc pode ser mãe do seu filho. Ninguém mais pode desempenhar esse papel na vida dele. E como papel único, individual e subjetivo, não tem como não ser solitário. Mesmo que só de vez em quando. Mesmo que vc tenha com quem compartilhar e a quem recorrer.
A solidão materna é muito doida, pq, às vezes, ela só aparece pra dar um oi sem motivo aparente.
Cuidado pra não se colocar na solitária sem necessidade pq quer ter controle de tudo. Não temos e não precisamos ter. O controle e sua pretensa superioridade e onipotência, traz a solidão junto. Deixa ela ali no cantinho, pq quando der ela aparece. Sozinha.
Comments