Um dia daqueles no puerpério
Ontem teve choro o dia todo por aqui, com direito a enlouquecedores e ininterruptos 45min de sinfonia.
O bebê chora, é como ele se comunica. Todo mundo sabe (e mudaríamos pra leitura mental se fosse possível).
Feito o check list das necessidades básicas que precisariam ser atendidas (colo, fralda, fome, frio, refluxo), nada. O choro só piorando.
A mãe, que começa bonitinha empoderada racional vai vendo que nada funciona e parte pro mode desespero "o que eu faço agora pra essa criança parar". (Veja bem, o problema não é só o choro, tb me preocupo com o estresse/excesso de cortisol no mini corpinho. E no meu🙈). Marido em home office tava em reunião. Aí corri com meu já charutinho, fechei a porta do quarto e fiquei com ele no escuro, balangando, fazendo shhh pra dar aquela simulada no útero e acalmar. Depois de uns 10min, os dois estavam chorando no escuro sem saber o que tava acontecendo.
Durante os intermináveis 45 minutos, um dos meus pensamentos foi "meu deus, o que os vizinhos vão achar? O que o povo da reunião vai pensar?" Sim, vergonha, de acharem que não sei o que tô fazendo. Mesmo pq parece que todo mundo sabe o pq seu filho tá chorando e o que fazer pra resolver menos vc🙄
Outro dia o vizinho encontrou meu marido e disse que a esposa trabalha numa creche e sabe fazer massagem pra cólica. Sabe a ajuda oferecida com uma pitada de crítica? Ou pelo menos, a doida no puerpério entende assim🤷♀️ Mas essa percepção, doida ou não, vai pro mesmo ponto: da vergonha, da inferioridade, da insuficiência. E do julgamento do outro (que sim, acontece. Vc julga e é julgada)
A maternidade, apesar de ser individual e íntima, tb é social. O olhar do outro incomoda, invade sem percebermos. Precisamos ter cuidado e evitar nos preocuparmos com o outro, julgando de fora, um lugar sempre mais fácil e confortável. O único outro que importa e precisa ser considerado é o pequeno berrando no seu colo. Os vizinhos que lutem!
No fim, só precisamos controlar o nosso desespero, pq pode dar ruim. O do bebê a gente só pode tentar.
Comments